Zaha Hadid
Zaha Hadid
Zaha Hadid nasceu em Bagdá e iniciou sua jornada em arquitetura no ano de 1972, na Architectural Association, em Londres.
Em 2004, Zaha Hadid foi a primeira mulher a receber o Prêmio “Pritzker Architecture“, considerado o Nobel da Arquitetura.
Foi também a primeira mulher a ser premiada com a Real Medalha de Ouro, do Instituto Real de Arquitetos Britânicos, RIBA, em reconhecimento à sua obra arquitetônica.
Seu estilo repleto de curvas e formas, o uso de tecnologias inovadoras, seu talento inquestionável e sua personalidade carismática a transformaram em referência máxima da arquitetura contemporânea.
Confira abaixo alguns de seus projetos:
“Todos os edifícios, mesmo um arranha-céus comercial, devem ter uma componente cívica um espaço onde as pessoas possam construir múltiplos sentidos de comunidade. Isto porque, em cidades cada vez mais complexas e diversas em termos étnicos e culturais, é preciso criar territórios com que as pessoas possam se identificar, onde se sintam bem. Construir comunidades fechadas, como mini-Kremlins, é um grande passo atrás – uma forma muito arcaica de viver”, defendia a arquiteta, identificando como principais desafios da sua geração de arquitetos a promoção da sustentabilidade e o combate às disparidades sociais.
Janeisa Maria
Frida é uma grande perda para a arte e para a arquitetura, porque de certa forma seu trabalho era considerado arte, inclusive ela colaborou com grandes maisons de alta-costura como a Chanel entre outras e com joalherias. O trabalho dela tinha um viés futurista, mas ao mesmo tempo atemporal.
Super beijo!
http://www.brasildobem.net