Um olhar masculino by René Gruau
René Gruau, fashion illustration, tornou-se um dos artistas mais conhecidos e favoritos do mundo da alta costura, durante os anos 40 e 50.
Nascido em Rimini, Itália, Gruau era filho de um conde italiano e de uma aristocrata francesa. Seus pais se separaram, quando ele tinha apenas três anos de idade, e a partir de então, passou a morar com sua mãe em Paris, que lhe apresentou o fascinante mundo das artes. Na adolescência começou a vender suas primeiras ilustrações para a revista milanesa Lide. Com dezoito anos, já era conhecido, internacionalmente, tendo seus trabalhos publicados em várias revistas, como Vogue, Elle, Madame Figaro, entre tantas outras. O estilo de Gruau sempre foi sofisticado e glamouroso, o que o tornou indispensável para as grandes maisons, como, Givenchy, Balmain , Rochas, Lanvin…
René Gruau, conseguia transferir para a publicidade, a sua elegância inata, porém foi na Dior, onde exerceu o cargo de diretor artístico que René obteve maior prestígio.
No início dos anos 60, René Gruau, revolucionou o conceito de masculinidade, chocando a sociedade da época, apresentando ilustrações de um homem moderno, descrevendo-o como despreocupado e sofisticado.
Esse trabalho está presente no livro “Gruau Portraits of Men”, da Editora Assouline, by Réjane Bargiel and Sylvie Nissen. Uma obra imperdível, com 260 páginas de puro deleite.
“Uma linha é a base de toda a arte. Com uma linha, podemos expressar nobreza, grandeza e sensualidade. A linha sintetiza sensações e concentra conhecimentos.” René Gruau.