Sophie Jacqmin apresenta Bistro de l’Arc
Sophie Jacqmin, designer de interiores francesa, é a responsável pelo design do Bistro de l’Arc, situado perto do Arco do Triunfo e da Place de l’Etoile, no elegante 16º arrondissement em Paris. O novo restaurante parisiense é também um espaço de encontro entre os colecionadores, apreciadores e fumantes de charutos.
Para compor os ambientes do bistrô, Sophie Jacqmin inspirou-se na filosofia epicurista, que afirma que com a morte tudo se acaba, portanto devemos procurar a felicidade nos prazeres moderados e sensoriais. Segundo Epicuro, a verdadeira felicidade reside na ausência de dor física e na serenidade da alma, enquanto o maior prazer está no ato de comer quando se tem fome e beber quando se tem sede. A essência da satisfação está na simplicidade.
A designer revisitou com sutileza os elementos de um bistrô tradicional usando materiais nobres como bronze e mármore e combinou uma decoração clássica com toques contemporâneos, evocando o cinema o jazz e a poesia.
Destaque para o lustre Botti e para o teto do bistrô, que expressa elementos da filosofia epicurista por meio de máximas e sentenças de Epicuro, assim como citações de Churchill, Baudelaire, Marcel Proust, Kahlil Gibran, entre outros tantos filósofos e pensadores.
“Pratica tu próprio estas coisas e outras semelhantes, dia e noite e na companhia de alguém que seja como tu, e jamais, nem desperto nem em sonhos, sentirás perturbação, mas viverá como um deus entre os homens. Pois em nada se parecerá com um mortal o homem que vive entre bens imortais.”
Epicuro, Carta a Meneceu
Imagens: Wielfried Desveaux