Milan Design Week 2023
Milan Design Week 2023
Finalizada a 61ª edição do Salone del Mobile Milano é hora de fazer balanço.
Um público de 307.418 compareceu ao maior evento de design internacional, um dos principais motores da economia italiana. A China voltou a ser o país com maior número de visitantes, seguido pela Itália, Alemanha, França, Estados Unidos, Espanha, Brasil e Índia, em igualdade de condições.
Maria Porro, presidente do Salone, declarou no encerramento da Semana de Design: “Um grande evento pode ser redesenhado para o futuro e o jogo da sustentabilidade pode ser ganho quando todo o sistema permanece coeso. Novos conteúdos podem ser imaginados e utilizados para gerar conhecimento, crescimento e agregar valor aos nossos produtos”.
A edição deste ano contou com mais de 170.300 m² de espaço expositivo e 1.962 expositores. Um modelo que narra a excelência do design no mundo e supera as expectativas de seus organizadores a cada ano.
Confira abaixo uma pequena amostra do melhor do Milan Design Week 2023:
Maxalto
A Maxalto, marca do Grupo B&B Italia participou pela primeira vez da Feira de Móveis de Milão e apresentou dois novos modelos de sofás: Arbiter e Lilum. A marca foi a protagonista do Salone e ocupou uma área de aproximadamente 600 m², projetada pelo diretor de arte, Antonio Citterio. Uma série de ambientes distintos, tornados extraordinários por altas paredes luminosas de papel de arroz, nas quais os produtos mais icônicos da marca dialogaram com inestimáveis obras de arte.
Poliform
Para o Milan Design Week 2023 a Poliform criou um roteiro envolvente que expõe a elegância atemporal de suas coleções e privilegia a disposição do mobiliário em ambientes integrados. A inspiração é sempre o estilo de vida contemporâneo, apostando nos locais de relaxamento e convívio.
Temporary Bistrot & Restaurant by Famiglia Rana
Philippe Starck
O renomado designer Philippe Starck apresentou em Milão uma releitura da icônica cadeira Medalhão e um conjunto de novas peças decorativas. A cadeira, originalmente desenhada pelo carpinteiro francês, Louis Delanois em 1769, com encosto oval em forma de medalhão tornou-se um ícone do povo francês e posteriormente da marca de alta costura Christian Dior.
Em uma instalação poética e encantadora, especialmente concebida para realçar a essência destes modelos irresistivelmente couture as peças do mobiliário foram apresentadas em um elegante balé aéreo suspenso sobre um piso espelhado.
Mutina
Michael Anastassiades apresentou sua primeira coleção de ladrilhos cerâmicos em colaboração com Mutina, definindo o tom do design da série com rejuntes pronunciados gravados na superfície dos ladrilhos que ajudam a criar um resultado uniforme. Denominado como Fringe, os ladrilhos formam linhas paralelas com espaçamento diferente e permitem que os usuários decidam como instalá-los. Qualquer que seja a forma escolhida, as juntas gravadas pronunciadas e o estilo linear de suas configurações podem tecer vários padrões simplesmente alterando a orientação das peças.
Elie Saab
A essência de Elie Saab Maison mostra seu caráter cosmopolita, fruto da união virtuosa de diferentes culturas, unidas pela busca da perfeição estilística, estética e material, na linha de mobiliário externo que foi apresentada na feira de móveis.
Maison Matisse
A designer britânica Faye Toogood foi convidada pela Maison Matisse para interpretar uma tinta preta chinesa sobre fundo branco, artigo do livro Dessins: Thèmes et Variations (1943) de Henri Matisse.
Matisse deu forma à arte moderna com alegria, vontade de experimentar o novo e uma busca constante entre cor e equilíbrio. O resultado da colaboração com Faye Toogood é uma coleção de móveis que revelam um universo menos conhecido do mestre e que a Maison Matisse quer trazer à tona, longe do trabalho colorido que estamos acostumados a ver, e sim os desenhos em preto e branco do artista.
Malabares by Alexander Lamont
A coleção Malabares apresentada por Alexander Lamont revelou uma gama de artefatos elegantes e atemporais. Peças de design contemporâneo que exploram fluxo, assimetria, superfície e substância por meio da requintada materialidade artesanal.
Connubia
La farfalla, o elemento icônico do Weekend Max Mara ganha novas e interessantes nuances na coleção Primavera Verão 2023, graças à reinterpretação criativa da ilustradora sueca Cecilia Carlstedt e torna-se o elemento central da nova coleção de assentos da Connubia.
Muuto
A galeria H+O Apartment em Brera, Milão apresentou uma seleção de produtos Muuto, cujas cores, materiais e texturas criaram um diálogo encantador com as superfícies clássicas do espaço. A exposição foi criada por Josephine Akvama Hoffmeyer e Elisa Ossino do estúdio de design H+O.
Laufen
Na Semana de Design de Milão 2023, a LAUFEN apresenta a nova coleção Space. Da colaboração com o atelier de design NM3 à estética arrojada da artista suíça Monique Baumann ao talento decorativo de Marcel Wanders, o espaço Collection reúne as mais diversas formas de expressão artística, com as quais se podem conceber novos cenários não só o banheiro.
Vista Alegre
A Vista Alegre apresentou na Milan Design Week 2023 suas mais recentes coleções.
Destaque para: Futurismo e Home Cosmetics.
Home Cosmetics – Vista Alegre
Integrada na filosofia de lifestyle da marca, a linha Vista Alegre Home Cosmetics apresenta um conceito diferenciado que alia a decoração à alta perfumaria. Três fragrâncias exclusivas – Innocence, Pouvoir e Mystère – criadas por um prestigiado perfumista, colaborador de marcas de renome internacional, enriquecerá o ambiente de sua casa com seus aromas únicos, envasados em peças de porcelana extremamente sofisticadas.
HOMMÉS Studio
Apresentou a exposição NEOCOSMOS – TAKE ME TO THE SUN, no Palazzo delle Meraviglie – Museo Bagatti Valsecchi, distrito de MonteNapoleone.
NEOCOSMOS é uma homenagem ao sol, o centro do nosso sistema solar e celebra uma profunda conexão com a natureza e com a vida. Uma contemplação da energia divina que conecta todos os seres vivos da Terra. HOMMÉS Studio proporcionou uma abordagem multissensorial ao design e uma nova percepção do exterior com a experiência dos sentidos, incorporando vários materiais, texturas, cores e iluminação para criar uma experiência visual única.
Euroluce
“A cidade das luzes” é o tema escolhido pela Euroluce de 2023. O layout da exposição foi renovado para garantir uma melhor conexão entre os pavilhões, criando um percurso para os visitante em forma de loop irregular, inspirado nas estradas das tradicionais aldeias italianas.
A luz é um fenômeno atmosférico e ambiental que está sempre em surpreendente mudança. Onde começa a escuridão, condição necessária para se ver a luz, acendem-se faíscas, pontos luminosos e luzes, que se transformam em projetos que imaginam constelações, planetas, satélites, e corpos celestes.
E as “estrelas artificiais” são, metaforicamente, todas as lâmpadas de nossa memória, e aquelas que os “astrônomos-designers” contemporâneos estão produzindo; objetos que apresentam eventos luminosos, esferas orbitais, superfícies refletoras, eclipses deslumbrantes e auroras coloridas.