Exposição do fotógrafo Erwin Blumenfeld estreia no Brasil
Está em cartaz em São Paulo a exposição “Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960”, retrospectiva inédita do fotógrafo alemão Erwin Blumenfeld, um dos mais influentes do século 20.
Apesar de suas imagens figurarem principalmente em revistas de moda e informes publicitários, o fotógrafo Erwin Blumenfeld queria ser reconhecido como um artista de vanguarda.
Considerado pelo New York Times como “um líder excepcional em fotografia criativa”, Blumenfeld desenvolveu seu próprio estilo, usando fotomontagem, solarização, slides coloridos e técnicas híbridas. “Esta exposição traz aos brasileiros uma chance de conhecer de perto não somente o homem que revolucionou a fotografia de moda e propaganda no século 20, mas também um dos artistas dadaístas mais importantes do movimento fundado por Jean Harp no início do século passado”, explica Danniel Rangel, co-curador da exposição ao lado de Nadia Blumenfeld, neta do artista.
Outro destaque da fase norte-americana de sua carreira foi a parceria de 15 anos com a “Vogue” e Alexander Liberman, então diretor editorial da revista. Juntos, publicaram mais de cinquenta capas, incluindo retratos de grandes modelos e personalidades, como Babe Paley, Dovima, Jean Patchette e Carmen Dell’Orefice. Também trabalhou regularmente com outras revistas americanas de moda, como “Cosmopolitan” (para a qual fotografou Grace Kelly em 1955) e “Life Magazine”, além de produzir renomadas campanhas publicitárias para clientes como Dior, Elizabeth Arden, Max Factor, L’Oréal e Helena Rubinstein
Data: de 29 de outubro de 2014 a 18 de janeiro de 2015
Local: MAB-FAAP
Endereço: rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada gratuita
Imagens: Tumblr