David Downton abre Exposição no Claridge’s Hotel
David Downton
As ilustrações de moda surgiram no início do século 16, porém só se tornaram populares durante o século 18. Houve uma grande proliferação por meio de jornais, periódicos e almanaques, consumidos com grande voracidade pelo público feminino, sempre ávido por notícias de moda. Desde então as ilustrações conquistaram seu espaço e permanecem nos seduzindo até os dias de hoje.
David Downton um dos mais conhecidos e requisitados ilustradores de moda, é sem dúvidas um dos meus preferidos. Suas imagens sofisticadas e contemporâneas irradiam elegância, glamour, delicadeza e beleza.
Nascido em 1959 em Kent, no Sul da Inglaterra, foi contratado pelo “Financial Times” para ilustrar os desfiles da semana de alta-costura de Paris, em julho de 1996 e, desde então, tornou-se mundialmente conhecido.
Em 2007 Downton lançou a revista “Pourquois Pas?” – Por que não?, única revista do mundo sobre ilustrações de moda, e três anos depois o livro “Masters of Fashion Illustration”, que reuniu obras de Andy Warhol, Tony Viramontes, René Bouché, Giovanni Boldini, entre outros.
Em 2011 David Downton foi contratado pelo Hotel Claridge de Londres para retratar alguns de seus elegantes hóspedes, com o objetivo de formar um arquivo de famosos que frequentam do estabelecimento. Uma seleção de obras desta série “Fumoir no Claridge“ será apresentada de 13 a 18 de setembro próximo, no próprio Fumoir, um elegante bar Art Déco. A data da exposição coincidirá com a da “London Fashion Week”.
A exposição intitulada “Midnight at Noon (and Other Stories)” mostrará retratos esboçados por Downton, de alguns dos mais glamourosos e emblemáticos hóspedes do Hotel Claridge, incluindo Dita Von Teese, Erin O’Connor e Laura Bailey.
Exposição imperdível, para quem estiver em Londres neste período.
Confira abaixo um pouco de sua glamourosa obra: