Coletânea de Fotografias “Entretantas” celebra Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha realizada no mês de outubro, com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
As drogas de última geração, novos protocolos e modernos tratamentos, revolucionaram o prognóstico das vítimas do câncer de mama, mas em pleno século 21, a doença ainda é cercada de estigmas.
O preconceito e a desinformação colaboram para que muitos ainda associem o diagnóstico à uma sentença de morte, que quando não se concretiza, permanece como uma sombra, uma mutilação.
Uma coletânea de fotografias denominada Entretantas, com mulheres entre 19 e 74 anos, algumas mastectomizadas devido à doença e outras nunca diagnosticadas com câncer, percorreu Brasília no mês de outubro, visando levar mais informações às mulheres.
O objetivo ao escolher tanto mulheres que passaram pelo procedimento, quanto as que nunca tiveram câncer, segundo os idealizadores do projeto, Nick Elmoor (fotógrafo), Tatiana Rodrigues (fisioterapeuta) e Márcia Coelho Flausino (publicitária), foi mostrar que não existe diferença entre elas. “Todas são belas, sensuais, corajosas, com autoestima suficiente para expor seus corpos”.
A detecção precoce e mudanças simples no cotidiano ajudam a salvar vidas.
Abaixo algumas estratégias para prevenir o Câncer de Mama:
Examine os seus seios regularmente e comunique qualquer alteração ao seu médico.
Realize consultas médicas regulares se estiver na casa dos 20 ou 30 anos.
Faça mamografias anuais a partir dos 40 anos ou mais cedo ainda se tiver um histórico de risco.
Coma fibras, vegetais e frutos ricos em anti-oxidantes.
Mantenha um peso saudável. Peso extra significa risco extra.
Modere o consumo de álcool.
Não fume. Se fuma, desista agora.
Pratique um mínimo de 45 minutos de atividade física diária.
Difícil, mas devemos nos esforçar!!!
Raquel Paiva
Seu blog é maravilhoso.
Informativo e chic!
Adoro tudo!
marcia maria
Maravilhosas, a prova de que o câncer tem cura, a cura esta no desejo de viver, viver com exuberância, viver acima de tudo e de todos, estas fotos demonstram este desejo nestas mulheres guerreiras, que não se deixaram levar por esta doença. Amei a matéria.