Apartamento reformado por Samy Dayan
Apartamento Reformado por Samy Dayan
Este apartamento está localizado em São Paulo, no Jardim Paulista, e passou por uma grande reforma, executada pelo escritório SAMY DAYAN ARQUITETURA.
O briefing era um apartamento moderno, amplo, bem iluminado, que tirasse proveito da vista para a copa das árvores e com espaços generosos para que a família pudesse receber seus convidados. O marido, um estudioso da cultura judaica, queria um local adequado e bonito para a leitura e armazenamento de seus livros.
A família já morava no apartamento, porém desejava modernizá-lo. A sala que era muito segmentada (estar, jantar e almoço) foi unificada e integrada com o terraço. O grande desafio foi executar a obra com os clientes morando no apartamento; tentando conciliar prazos da forma menos impactante na rotina da família.
Todas as paredes das salas foram revestidas em marcenaria.
Madeira natural pau-ferro envolvem as paredes do hall de entrada e da sala de jantar.
As demais foram recobertas com painéis laqueados, garantindo um acabamento sofisticado e com toque acetinado. Dessa forma, obteve-se uma regularização perfeita das paredes, sem a necessidade de massa corrida, evitando-se irregularidades e imperfeições.
Paleta de Cores
Foi utilizada uma paleta de cores neutras, predominando o branco e o off-white. Os detalhes coloridos fizeram um belo contraponto e acrescentaram personalidade ao projeto. Os revestimentos de madeira na sala de jantar e hall de entrada trouxeram aconchego e quebraram a frieza do branco. Elementos clássicos como o lustre e a simetria do layout rompem o conceito de estilos e períodos, quando são inseridos em um contexto contemporâneo.
As paredes do centro da sala foram revestidas com espelho bronze, criando a sensação de amplitude e delimitando as paredes externas do lavabo.
A área íntima também sofreu modificações. O projeto dos quartos dos filhos foram adequados de acordo com suas idades. A reforma desses ambientes foi focada na marcenaria, revestimentos, iluminação e objetos decorativos.
O terraço é dividido em dois ambientes: Um espaço com duas poltronas para tomar um café e apreciar a vista, outro com uma mesa e cinco cadeiras utilizadas tanto para lanches rápidos como para mesa de estudo.
Conforto Térmico
Um grande pano de vidro fecha o terraço e confere uma iluminação abundante aos espaços internos. Quando aberto, uma generosa ventilação inunda os ambientes, como se toda o espaço fosse um grande terraço. Além disso, o apartamento conta com um sistema de ar-condicionado dutado. Dessa forma, a estética foi preservada, eliminando a presença de Splits nas paredes.
Todos os quartos possuem um pequeno terraço, ampliando a área de iluminação e ventilação, além de oferecer uma linda vista para a copa das árvores.
Projeto de Iluminação
O arquiteto criou um mix de efeitos, incluindo iluminação direta, luz direcionada e iluminação indireta. O objetivo foi o de criar diversas possibilidades de efeitos e cenários. A iluminação está diretamente ligada ao design, valorizando a volumetria do projeto e realçando detalhes que mereçam destaque. Embutidos dicroica direcionada para as paredes criam uma luz por reflexão, que não ofusca e destaca as obras de arte e os revestimentos de madeira.Também foi utilizado iluminação decorativa nas prateleiras e nichos.
Na sala de jantar, uma sanca iluminada emoldura o espaço e valoriza ainda mais o lustre de cristal Baccarat.
No terraço, a iluminação foi realizada com arandelas e um pendente sobre a mesa.
Em todos os quartos, foram utilizados embutidos dicroica no teto, e luz indireta atrás da cabeceira, que produz um efeito similar a abajures.
No banheiro do casal foram criados nichos nas paredes com iluminação indireta.
Confira abaixo imagens do apartamento reformado por Samy Dayan:
O arquiteto Samy Dayan construiu um portfólio que inclui a participação em seis edições da Casacor, além de inúmeros projetos residenciais e corporativos, que vão do minimalismo ao clássico. O arquiteto aposta em um design funcional, atribuindo significado a cada detalhe e buscando sempre a pureza e equilíbrio entre as formas.
Imagens: Mariana Orsi e Júlia Ribeiro