Especial Salone Del Mobile 2017
A 56ª edição do Salone del Mobile em Milão reafirma-se como o evento mais importante no mundo do mobiliário e do design e dita as tendências em arquitetura e decoração para 2017.
O Centro de Exposições de Milão hospedou em seus pavilhões os eventos bienais Euroluce e Workplace 3.0. Visitaram a feira 343,602 pessoas, provenientes de 165 países. Os números confirmam a tendência positiva de aumento de participantes, marcando um acréscimo de 10% em relação à edição de 2015.
“Um momento autônomo em que a cultura e a indústria se tornam uma referência internacional e um modelo exemplar de uma Itália que funciona. Foi uma semana emocionante, cheia de positividade e entusiasmo das empresas, que mostraram o melhor de seus arquitetos e designers”, afirma Claudio Luti, presidente do Salone del Mobile.
Com o término do evento chega-se a conclusão de que o design se distancia da indústria e aproxima-se cada vez mais das mãos de artesãos contemporâneos.
Confira os destaques do Salone Del Mobile 2017:
Nendo
O estudio japonês Nendo, liderado pelo designer Oki Sato, foi um dos grandes destaques da Semana de Desig de Milão 2017. Na exposição intitulada “Invisible Outlines”, Nendo encheu um aquário com 30 vasos de silicone que flutuaram como medusas marinhas.
Antonio Citterio para a B&B Outdoor
Inovação tecnológica, pesquisa ergonômica, qualidade e conforto, marcam a coleção 2017.
Poliform
Marcel Wanders apresentou uma coleção extremamente versátil e adaptável a qualquer contexto.
Minotti
O stand da marca expôs a nova coleção assinada pelo designer Rodolfo Dordoni, que manteve as características inconfundíveis do DNA Minotti: contemporaneidade e pinceladas de cor.
O designer britânico Tom Dixon lançou várias novas coleções de iluminação, destacando o corte altamente polido, que quando ligados, emitem reflexos caleidoscópicos.
Moooi
Em um espaço de 1700 m², a Moooi apresentou sua coleção designada “A Life Extraordinary”!
A marca explorou um mobiliário funcional, ideal para hotéis, bares, restaurantes, lobbies, casas e escritórios.
Ampliou sua linha de mobiliário com peças sofisticadas e contemporâneas, mas manteve o foco nos armários, essenciais para tornar os ambientes mais elegantes e organizados.
MisuraEmme
Equilíbrio e elegância traduzem os valores do Made in Italy da marca. Manter a organização, sempre é mais fácil, quando podemos contar com a ajuda de um bom design.
Patricia Urquiola para Glas Italia
Mesa em vidro temperado extra light que assume a cor e veias do mármore
Apresentou suas últimas peças de design para várias marcas no Salone del Mobile.
Sybille de Margerie para Zucchetti
Nude Collection foi criada para a Zucchetti pela renomada designer de interiores Sybille de Margerie, que diz ter sido inspirada pela arte da vinicultura, mais precisamente, pelas delicadas rolhas dos barris de madeira das adegas de envelhecimento.
Sybille de Margerie para Pouenat
Giorgio Collection
Vision, a coleção apresentada pela marca em Milão, evidencia elementos Art Déco combinados com um design de ponta, para quem deseja um estilo de vida diferenciado.
D’Armes Luminaires
A empresa de design de iluminação canadense mostrou em Milão um design com linhas claras, simples e minimalista, que transforma calorosamente os espaços, convidando à interação.
HUGUES CHEVALIER
Reinventam o mobiliário Art Déco desde a década de 80. Hoje é considerado um dos principais nomes do design mobiliário contemporâneo e representa o autêntico savoir-faire francês.
Thomas Dariel
O designer exibiu dois tapetes da coleção Shangai by Night para a Cappellini 2017 Collection.
Bellavista
Referência para o mercado de interiores de luxo e atemporal.
FLOS
Destaque para as luminárias criadas por Patricia Urquiola e para os pendentes minimalistas do designer londrino Michael Anastassiades.
Casa Fendi
Tradição e Contemporaneidade em Milão
White Luxury por Marco Piva em Brera Art Academy
Marco Piva desenvolveu o conceito White Luxury dentro da Sala della Passione, da academia de Arte Brera. A cor branca, elemento dominante, em toda a exposição ao longo da cidade de Milão, foi apresentada como uma ideia culta e refinada de opulência. Materiais, acabamentos e texturas em branco, são usados na arquitetura e no design para interpretar as variações do luxo.
Os visitantes da instalação desfrutaram de uma experiência multi sensorial, onde relógios, roupas, acessórios de moda, telefones celulares, tablets, carros e mobiliário na cor branca, são mostrados por meio de projeções visuais e passeios virtuais 3D, num mundo altamente luxuoso.
O monumental afresco da abóbada da Salla della Passione na Academia domina a exposição com suas figuras angélicas, assim como duas enormes telas que estão permanentemente expostas, confirmando que a arte sempre será a verdadeira protagonista em Milão.
Marie B Giordano
Italian Design, so much creativity! Gorgeous!