Moçambique: A África que fala Português
Moçambique é um país localizado na Costa Oriental da África Austral. Sua capital é Maputo, cidade com aproximadamente 1.200.000 habitantes.
Inicialmente Moçambique pertencia a Portugal, tornando-se independente somente em 25 de junho de 1975, depois de uma guerra de libertação que durou cerca de dez anos. Após a independência, o país enfrentou uma longa guerra civil entre os anos de 1976 e 1992.
O fim desta guerra civil que durou 16 anos, as enchentes do ano 2000 e, a existência de minas terrestres não desativadas, dificultaram a reconstrução da economia de Moçambique.
A guerra deixou marcas profundas na alma moçambicana e na vegetação dizimada, mas ironicamente ajudou a preservar outras áreas do país, que permaneceram intocadas.
Moçambique possui um enorme potencial para o turismo. Com mais de dois mil quilômetros de litoral voltado para o Índico, apresenta praias paradisíacas e zonas propícias ao mergulho e pesca.
Suas deslumbrantes barreiras de coral, seus ecossistemas ricos em espécies raras, algumas das quais em vias de extinção, e um mar aberto onde são permitidos a caça submarina e a pesca desportiva, tornou-se o destino mais almejado para os amantes destes esportes.
Moçambique é conhecido como polo cultural no campo da arquitetura, música, pintura, literatura e poesia.
A delicadeza da obra de Mia Couto, na literatura Moçambicana, há muito ultrapassou as fronteiras nacionais.
Na música, a Timbila Chope (instrumento musical de percussão) foi reconhecido pela Unesco Patrimônio Mundial da Humanidade.
Mia Couto
MAPUTO:
Oferece aos visitantes o turismo urbano. A belíssima capital de Moçambique e da Província, têm largas avenidas revestidas de acácias rubras e jacarandá, além de sol e mar nas magníficas praias da costa do Índico.
O que ver em Maputo:
Casa de Ferro: Embora o interior desse casarão não tenha nenhum atrativo para o visitante, o local merece uma visita por sua inusitada construção feita em ferro em 1892, uma obra do engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova York e da Torre Eiffel em Paris. Trazida da França, a casa chegou a ser construída para abrigar a residência do primeiro governador português de Maputo, mas que não chegou a ser usada devido ao clima quente da cidade. O prédio, todo em aço é aquecido a tempertures extremas ninguém jamais viveu nele. Av. Samora Machel (em frente ao parque Tundura) De seg. a sex. das 7h30 às 15h30. Entrada grátis.
Estação de Ferro:
O prédio que abriga a Estação de Ferro de Moçambique, em Maputo foi escolhido entre as mais bonitas estações de trem do mundo pela revista Travel+Leisure, de acordo com matéria divulgada no blog Moçambique para Todos.
A estação moçambicana foi inaugurada em 1910 e hoje figura na lista das mais belas do mundo ao lado da St. Pancras, em Londres; Sirkeci, em Istambul; Atocha, em Madrid; Estação Central de Antuérpia, na Bélgica; Southern Cross Station, em Melbourne; United Station, em Los Angeles; Penn Station, de Nova Iorque; Michigan Central Station, de Detroit; entre outras.
Onde ficar em Maputo:
Hotel Polana: Avenida Julius Nyerere, 1380. Maputo Moçambique.
Histórico edifício totalmente remodelado, que combina a elegância e o esplendor da época colonial com o encanto da decoração africana.
Parque Nacional de Gorongosa:
Está localizado na província de Sofala, no extremo sul do grande vale de Rift da África Oriental. Está sendo restaurado e, talvez seja a maior história de restauração da vida selvagem na África, onde estão sendo reintroduzidas espécies que quase foram extintas durante a guerra civil. A Gorongosa foi cenário de sangrentas batalhas, que se arrastaram por longos 16 anos. O Parque conta com pouco mais de 4000 km², e sua fauna e flora bravia estão renascendo das cinzas.
Memória de Elefante:
Safari é sempre uma questão de sorte. Mas no Parque Nacional, muitos animais, sobretudo os elefantes, quase não aparecem, são ainda tímidos: “Os elefantes de cá ainda têm um bocado de trauma por causa do passado que tiveram, eles sempre assistiram os outros elefantes serem atacados. Então sempre que vêem a presença de um carro, é uma ameaça para eles.” queixa-se Moutinho, o guia do parque. Até hoje, diz, os elefantes atacam os carros: “Agora já estão a tentar habituar-se um bocado, tentam ficar um pouco mais relaxados. Mas nem todos.”
Os elefantes podem viver até 70 anos, mas sua memória é eterna: os da Gorongosa sabem bem o que se passou quando eram mais jovens. Ainda hoje se lembram de ver as suas mães, as suas avós e as suas irmãs serem mortas.
“O Parque Nacional da Gorongosa é a maior maravilha de Moçambique – uma África em miniatura, com um ecossistema que se parece com o protótipo divino”
The Sunday Times
Visit: www.gorongosa.org
Arquipélago de Bazaruto:
O arquipélago de Bazaruto está localizado no Oceano Índico, ao longo da Costa de Moçambique. Considerado um dos mais belos arquipélagos do Continente Africano, fica a 600 km de Maputo.
Bazaruto é a maior ilha e deu o nome ao arquipélago. Tem 35 km de comprimento e 7 km de largura entre os seus pontos mais extremos, As outras ilhas são; Benguerra, Magaruque, Bangue e Santa Carolina antes conhecida como a Ilha do Paraíso.
O arquipélago, declarado Parque Nacional no ano 2000, apresenta uma grande diversidade de fauna e flora. Possui grande importância ecológica por albergar a maior população de dugongos existentes na costa do Oceano Índico.
Indiscutivelmente, um destino de rara beleza , distinguindo-se pela sua vida selvagem, águas azul-turquesa e praias idílicas. O arquipélago é merecidamente chamado de “Pérola do Oceano Índico.”
Habitam no arquipélago de Bazaruto cerca de 180 espécies de pássaros, destacando-se os exuberantes flamingos.
Como chegar:
A viagem para o arquipélago é surpreendente e inesquecível. São vinte minutos de puro êxtase, o tempo do voo do aeroporto de Vilanculos até a Ilha de Bazaruto e permite-nos contemplar magníficas vistas. O azul-turqueza do mar e os bancos de areia branca se fundem formando desenhos abstratos capazes de nos tirar o fôlego.
Quando ir Para Bazaruto:
A melhor época para desfrutar do arquipélago de Bazaruto é em julho, quando o clima é quente e seco. Evitar a época das chuvas, entre novembro e março.
Arquipélago das Quirimbas:
Um paraíso tropical com cerca de 50 ilhas e, como todos os paraísos este também é de difícil acesso.
Suas belíssimas praias de águas cristalinas, seus exuberantes jardins de coral, suas anêmonas e peixes multicoloridos, fazem do Arquipélago o cenário ideal para o mergulho, snorkeling, ou pesca desportiva de alto- mar.
Jantares à luz de velas em baixo de baobás iluminados, tornam-se inesquecíveis.
Os lodges intimistas, fazem do arquipélago das Quirimbas, sinônimo de turismo de luxo.
Não volte para casa sem ver as estrelas e o céu de Moçambique.
The magic of Mozambique:
Não há como falar de Moçambique, sem falar dos moçambicanos, das cores vibrantes de suas capulanas, das mulheres fortes que trabalham no campo, que pilam e, que sempre trazem seus filhos colados a si.
Sem falar da cordialidade, simpatia e hospitalidade com que recebem os forasteiros; dos sorrisos largos estampados em seus rostos apesar da difícil sobrevivência; da música, ora alegre, ora lamento; da alegria africana misturada com a melancolia herdada dos portugueses.
Dizem que Moçambique tem uma magia que vicia e faz com que, todos aqueles que partem, anseiem fortemente por voltar.
Um ciclo sem fim!
Anita B
Frida, Thank you for sharing the beauty of this country and all it has to offer. I so enjoy seeing the beauty of things through your eye’s. Your friend, Anita B
Marie
My dear Frida, I will repeat here, in your beautiful space, what I said to you in an email that I sent you: I always think that beauty is an expression of our Gentle God and I love to think also that He is a Kind and Gentle God. So for me, the beauty is both an expression of God as the people that spread it throughout the world. And I and all of us have only to thank you so much, my dear Frida, for being such a beautiful expression of God for us and for the world. Thank you, sweetie, for have in your lovely heart and soul, so gently, beauty, delicacy and kindness! And believe me, you are a special soul of God, created by Him to be one of His expressions in the world. Thank you for being exactly as is! Millions of kisses to you,
Love, Marie
PS: I sent you an email, dear!
Francine
Spectacular!!! I am already missing this amazing country
Madryt
This can be one of the most interesting blogs I ever seen. Magnificent job. I am also running a blog but about Madrid. If you wish please visit me. Best Regards.
river plate
excellent submit, very informative. I wonder why the other specialists of this sector do not notice this. You must proceed your writing. I’m sure, you have a great readers’ base already!
NIVIA
Já tinha vontade de conhecer, depois dessa espetacular materia o desejo só fez aumentar.