56ª Edição Casa Decor
56ª Edição Casa Decor
A Casa Decor é única e singular no panorama do design de interiores europeu. A 56ª Edição da Casa Decor celebrou os 30 anos do evento. Durante estes anos um grande número de empresas escolheu esta plataforma para divulgar seus produtos, materiais e serviços pela primeira vez na Espanha, Europa ou no mundo. “As empresas foram decisivas na evolução da Casa Decor. Sem elas, os profissionais não teriam o suporte necessário para executar seus projetos. Da Índia ao Japão, dos Estados Unidos à Bélgica, do México a Portugal… A Casa Decor tem desempenhado um papel ativo e constante na formação e divulgação do design e design de interiores na nossa sociedade. Não só deu a conhecer empresas e profissionais do setor, como também inoculou a necessidade de conceber o design de interiores como uma necessidade básica.” informou a coordenação do evento.
Edifício de Goya, 89
Construído em 1926, o edifício, de 4.600 m2, foi mantido em seu estado original, pois não sofreu nenhuma ampliação ou modificação significativa.
Dada a configuração retangular da planta, 717 m2, o edifício distribui-se em duas alas, com dois apartamentos em cada uma delas. As da direita formam o chanfro com as ruas Goya e Conde de Peñalver, enquanto as outras duas estão voltadas para a fachada da rua Goya. No total, foram habilitados os seis pavimentos superiores, que contam com um total de 85 janelas do chão ao teto, o que proporciona luz natural em todos os espaços a qualquer hora do dia.
O piso superior tem terraços encantadores de onde se tem uma vista impressionante da capital espanhola. Os inúmeros vãos da fachada criam um traçado neoclássico em painéis verticais com uma ou duas janelas, alternando projeções em ritmo simétrico. Esta disposição é interrompida nos dois últimos pisos, com janelas de arco semicircular, terraços recuados e três torres cúbicas.
A ornamentação da fachada é, em geral, sóbria e concisa, com pequenos pormenores neoclássicos como as falsas pilastras encimadas por Rolos da parte superior, os capitéis canelados e os frisos em forma de medalhão.
O edifício acolheu 57 espaços, que conduziram o visitante a uma viagem sensorial por diversos ambientes. Materiais, produtos, revestimentos e mobiliário de 160 empresas estiveram presentes para apresentar ao público a vanguarda em tendências, design e tecnologia. A mostra teve como tema a sustentabilidade nos projetos de decoração de interiores.
Confira abaixo alguns espaços da 56ª Edição Casa Decor:
Espaço Natuzzi Italia por Manuel Espejo Estudio
“Concebemos um apartamento para uma pessoa que ama a arte e o design, onde o mobiliário italiano é o grande protagonista. Apostamos na mistura de materiais, cores e texturas. A madeira e a pedra surgem para contribuir e criar um espaço sustentável”, afirmou Manuel Espejo.
Espacio BTicino por Diego Rodríguez
O projeto de Diego Rodriguez foi inspirado na luz natural criando um conjunto de texturas e materiais para um espaço onde o aconchego e conforto são potenciados pela utilização dos mais recentes sistemas de domótica.
“Como contribuição para a campanha #CasaDecorSustainable utilizamos materiais e texturas naturais, além de incorporar dispositivos inteligentes que estabelecerão um consumo mais eficiente e nos proporcionarão casas mais seguras, sustentáveis e saudáveis”, afirmou Rodriguez.
Espaço Sinmas Studio por Mateo Climent y Sigfrido Serra
“Apostamos em um grande estilista: André Courrèges, que marcou um novo estilo de vida para a sociedade. Nosso projeto faz uma reflexão sobre os espaços do futuro, por outro lado é inevitável que nos inspiremos em nossa terra, Valência, ainda mais no ano em que celebramos Valência como Capital Mundial do Design.”, afirmaram os designers responsáveis pelo lindo espaço.
Espaço El Corte Inglês por Decor Studio
O espaço neoclássico apresentou um mobiliário eclético e uma mistura de peças de vários estilos, como o asiático, provençal e castelhano. Foi usada uma paleta de cores com inspiração mediterrânea com predominância do branco e pinceladas em diferentes tons de azul.
Espaço Estudio Muher por Manuel Herrera, Francisca Muñoz e María Herrera
Esta suíte é um recanto de experiências, através de sensações, movimentos, voltas e texturas que estão presentes na natureza. Os designers utilizaram materiais que proporcionam aconchego, tais como: madeira, linho, mármore, e vidro.
Espaço Jacob Delafon por U Interior Design
O projeto foi inspirado na Paris do início do século 20. A coleção “Grands Boulevards” de Jacob Delafon evoca o estilo art déco e caracteriza-se pelo uso de linhas geométricas.
A contribuição para a campanha #CasaDecorSustainable foi conscientizar o ser humano de que, com materiais recicláveis e reutilizáveis é possível viver em perfeita harmonia sem agredir o meio ambiente.
Espaço FUNDACION PRODIS por Devesa & Agenjo Interiorismo
O mural é o fio condutor do espaço e capta a essência da Prodis, que é uma Fundação criada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e de suas famílias, apoiando e promovendo sua plena inclusão em uma sociedade justa e solidária. A cor azul representa a própria Fundação Prodis.
Espaço Sara Torrijos – Allure
A arquiteta apostou na beleza e elegância para conceber o seu espaço na Casa Decor. Opostos complementares como o frio e quente, o reto e curvo, o velho e novo, criaram um ambiente eclético em que foram mesclados diversos estilos e épocas.
Espaço ITA-Italian Trade Agency por Raúl Martins Estudio
As cores do Mediterrâneo, suas texturas terrosas e marmorizadas, sua luminosidade e a sensação tranquila do sul da Europa, foram a inspiração para o projeto do designer de interiores, Raul Martins.
A contribuição para a campanha #CasaDecorSustainable foi o uso estritamente necessário de materiais, sem nenhum desperdício, e o uso de tintas e revestimentos sem solventes ou corantes tóxicos.
Espaço Neolith por Jean Porsche – Cozinha em Hamptons
O espaço é uma ode ao glamour, à família e à vida descontraída à beira-mar. Foi inspirada na atriz Diane Keaton.
O Neolith sinterizado foi usado para projetar as bancadas da cozinha, os pisos e todo o mobiliário do ambiente, o que nos permite ter uma ideia da versatilidade deste material.
A contribuição para a campanha #CasaDecorSustentável foi a própria pedra sinterizada Neolith, que possui o “selo 90R” para identificar os modelos que incorporam até 90% de matérias-primas recicladas.
Espaco Geberit por Virginia Sánchez
Espaço Asko por Bao Proyectos
O projeto apresentou a cozinha como o ambiente central da casa. Cada vez mais integrada aos espaços de convivência os designers apostaram em uma proposta ousada: a “cozinha galeria de arte”.
Espaço Sixty Pro por Equipo Sixty Pro
Espaço Porcelanite Dos por Alberto Aranda
Alberto Aranda trouxe uma proposta de hotel para a mostra. Pisos de porcelanato, revestimentos têxteis, mármore e argamassa natural evocam a sustentabilidade do projeto.
Espaço Tarimatec por Pia Paisajismo
Espaço Ldk Living Outdoors por Projeto 15
Espaço GM Modular por Nothing Studio