derme3

A Dermatologia e a Inexorável Passagem do Tempo

Advanced Dermatology - Tempo da Delicadeza

” – Que tristeza! Eu envelhecerei, ficarei horrível… Mas esse quadro sempre se manterá jovem. Nunca será mais velho do que esse dia de junho. Se fosse o contrário! Se fosse eu que me mantivesse jovem e o retrato ficasse velho! Por isso, – por isso – eu daria tudo! Sim, não há nada no mundo que eu não daria por isso!”
Trecho do livro “O Retrato de Dorian Gray” – Oscar Wilde.

Se Dorian Gray tivesse vivido nos dias de hoje e pudesse contar com a experiência dos modernos dermatologistas, sua trágica história poderia ter sido outra.
A obsessão pelo belo continua mais atual do que nunca. Ainda vivemos em uma sociedade hedonista, onde a vaidade e o prazer são perseguidos por muitos, como os únicos propósitos de suas vidas.
Mas com moderação,  podemos sim, usar a nosso favor, todo arsenal disponível, para tentarmos atenuar os terríveis efeitos causados pela inexorável passagem do tempo.
Cosméticos, dermatologistas e cirurgiões plásticos oferecem inúmeras ferramentas para ajudar a reverter estes efeitos, porém devemos ser muito cautelosos e até um pouco céticos ao fazermos nossas escolhas.

Can we delay the passage of time?

Can we delay the passage of time?

 

Hoje apresento para vocês a Dra. Mariane Hanna, médica dermatologista, que ao longo do tempo construiu uma carreira sólida e de sucesso, atualizando-se constantemente para oferecer aos seus pacientes o melhor tratamento dentro da sua especialidade.
Além de ser minha dermatologista, sinto o maior orgulho de tê-la também, como amiga pessoal. Mariane é vibrante, intensa, forte e bem-humorada. Digo sempre que seu lema é:  Hay que endurecer, pero sin Perder La Ternura Jamás!
Esta semana Mariane concedeu uma entrevista exclusiva ao blog Tempo da Delicadeza, contando tudo sobre o que há de mais atual na Dermatologia.
Com vocês, minha dermatologista, psicanalista, amiga, confidente e conselheira … Mariane Hannah.

 

Dra. Mariane Hanna - Tempo da Delicadeza
Dra. Mariane Hanna

 

Moramos em um país tropical com temperaturas elevadas e muita luz solar durante o ano inteiro. O que devemos fazer para minimizar os efeitos danosos do sol sobre a nossa pele?

Mariane Hanna: O uso de protetor solar tópico é considerado a medida central dentro de um programa para saúde da pele e antienvelhecimento. Aplicar em quantidade e forma adequada e a reaplicação periódica garante uma melhor fotoproteção, que vai depender do protetor utilizado, tipo e intesidade da exposição.

 

Tempo da Delicadeza

 

O que devemos levar em conta na hora da escolha do protetor solar? Qual FPS você considera o mais indicado para o uso diário?

Mariane Hanna: O tipo de pele, se oleosa, mista ou seca, porque o toque, espalhabilidade, ausência ou presença de brilho é importante para a adesão. Importante que se tenha protetor solar (UVA, UVB e Infravermelho). Apesar de ainda ser considerado um cosmético deveria ser indicado por um dermatologista. – Pele pouco sensível a queimadura – FPS 15 – Moderadamente sensível a queimadura solar – FPS 15 a FPS 30 – Muito sensível a queimadura – FPS 30 a 50 – Extremamente sensível – FPS 50

O que você acha dos protetores solares via oral? Eles substituem as loções ou funcionam como coadjuvantes? Como devemos usá-los?

Mariane Hanna: São completamente diferentes. Os fotoprotetores orais agem na redução já decorrente da radiação solar, principalmente por antioxidação. Já os fotoprotetores tópicos atuam por reflexão e absorção da energia incidente, ou seja, antes da radiação atingir a pele.

Tempo da Delicadeza

De tanto usarmos Filtro Solar, muitas de nós estão precisando fazer reposição de Vitamina D. Estudo publicado no “New England Journal of Medicine”, apontou que os pacientes que tomaram uma dose oral de 500 miligramas por dia de vitamina B3 tiveram uma taxa 23 por cento menor de desenvolver novos tipos de câncer de pele. Suplementos destas vitaminas substituem o uso do Filtro Solar? Diante de tantas informações, muitas vezes ficamos confusas, o que devemos fazer?

Mariane Hanna: Existe controvérsia hoje entre endocrinologistas e dermatologistas. Dentro da dermatologia esta questão já esta resolvida, a radiação UVB é a principal causadora do câncer de pele e ao mesmo tempo é a responsável pela produção da vitamina D. O fato é que a dose necessária para produção da vitamina D é muito inferior a dose carcinogênica. Neste sentido, nossa recomendação para um pais ensolarado como o nosso é tomar as medidas de fotoproteção adequadas, independente da questão da vitamina D, porque a exposição ao sol do dia a dia (ocasional) é suficiente para produção da vitamina D.

Can we delay the passage of time?

 

Até que ponto, a genética ajuda a retardar o processo de envelhecimento?
Mariane Hanna: A genética é muito importante, mas como dizia Coco Chanel: “A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20 anos. A vida talha o rosto que você tem aos 30 anos, mas depende de você merecer o rosto dos 50.”
Coco Chanel

Qual a diferença entre Cosmiatria e Dermatologia?

Mariane Hanna: Cosmetria: vem de 3 radicais gregos: Kosmetos (embelezar ou preservar a beleza); Iatros (idéia de médico; relativo a medicina); ia ( emprego, ofício, profissão, ou ainda arte ou ciência). Dermatologia: especialidade médica de doenças de pele, cabelos e unha, e tratam desordens estéticas, que afetam a pele. Um dermatologista é também um cosmiatra, mas nem todo cosmiatra é um dermatologista.

 

Can we delay the passage of time?

 

Sabemos que existem muitas áreas em que a dermatologia ainda não conseguiu avançar, como no caso dos Melasmas. Você vislumbra alguma solução ou os considera uma doença crônica?

Mariane Hanna: A evolução da dermatologia está surpreendente e admirável. Atingimos o músculo através do ultrassom (ulthera terapia), a gordura, através do coolsculpting, e isto sem corte e sem afastar do dia a dia. Porém, o estudo da alteração do pigmento como o melasma e vitiligo permanecem um desafio. Vivemos em um país que fica mais próximo da linha do Equador, ou seja, sol a pino, com isto há estimulação constante da melanina. A fotoproteção e clareadores não irritantes são uma constante no meslama e hoje o Spectra laser é a tecnologia de escolha para o melasma, porém a expectativa que há, é clareamento e tratamento deste melanócitos, mas não cura.

 

Can we delay the passage of time?

 

A expectativa de vida no Brasil aumenta a cada ano e já atinge em média 75 anos. Como envelhecer bem?

Mariane Hanna: Primeiramente sendo feliz, com expectativas realísticas em tudo (rsrs), mas o tripé de boa alimentação, exercícios físicos e proteção solar ainda é preconizado. Porém, se pudermos envelhecer nos sentindo bonitas, com boa estima e saudável, um dermatologista com formação em cosmiatria é uma boa pedida. Os vinhos mais apurados são os mais velhos, justamente porque eles são mais bem cultivados e mais cuidados!

 

Can we delay the passage of time?

 

Um dos maiores capitais do ser humano é a juventude. Sabemos que é impossível deter o processo de envelhecimento e, mesmo assim, parece que não estamos dispostos a abrir mão deste bem. O uso de recursos estéticos utilizados em excesso, na maioria das vezes, produz efeito contrário. Como você lida com a ansiedade de suas pacientes em seu consultório?

Mariane Hanna: A confiança e a relação médico paciente é um fator preponderante para lidar com a tão falada e inevitável frustração. Procuro o melhor em técnica, aparelhos e qualidade de produtos, me atualizando sempre, sem prometer milagres. Porque penso que o meu trabalho é arte e ciência, e somos um todo, porém individual e, não temos que seguir um padrão ou modelo fake.

 

Can we delay the passage of time?

 

Hoje em dia, a cirurgia plástica da face, parece algo do século passado. Você possui um dos maiores Centros Avançados de Laser do Brasil. Por que as mulheres estão trocando a cirurgia plástica, por tratamentos a laser?

Mariane Hanna: Porque o menos é mais, ou seja, uma aparência saudável e natural é mais elegante e segura. As pessoas não estão querendo cicatrizes e nem se afastar do seu cotidiano. Podemos tratar com tecnologia; relaxamento muscular e estímulo do colágeno dentro de um consultório, sem down time. Tirando sombras da fisionomia; embelezando e ainda retardando o envelhecimento. Cirurgia plástica corta uma pele e reposiciona tecidos, mas não trata.

Can we delay the passage of time?

Can we delay the passage of time?

Can we delay the passage of time?

Imagens: Pinterest e Harper’s Bazaar

 

A clínica Mariane Hanna – Dermatologia Avançada, oferece por meio de conhecimento científico e da mais avançada tecnologia, bem-estar físico e emocional aos seus pacientes na prevenção e nos tratamentos da saúde e beleza da pele.
Vale a pena vir à Uberlândia para beneficiar-se de um dos mais completos e avançados centros de laser para tratamento dermatológico do Brasil.  E o melhor de tudo,  com preços de interior.

Mariane Hanna:
• Graduação em Medicina – Universidade Federal de Uberlândia
• Residência em Clínica Médica – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
• Residência em Dermatologia – USP de Ribeirão Preto
• Título de Especialista em Dermatologia – Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
• Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)
• Membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD)
• Membro da UIME – Unidade Internacional de Medicina Estética Buenos Aires
• Membro do Núcleo de Estudo – Dermatologia Estética – Dra. Shirley Borelli

 

 

 

6 comentários em “A Dermatologia e a Inexorável Passagem do Tempo

  1. Ótima entrevista, muito esclarecedora e realista. Sem estimular as mulheres a ficarem neuróticas com a eterna juventude, mas entendendo que todas nós nos preocupamos e queremos uma forma de envelhecer bem, por isso, procuramos e precisamos de boas opções. Com saúde e felicidade! Parabéns Dra. Marianne e autora do blog! Se eu morasse em Uberlândia, passaria para uma consulta!

    Responder

  2. Fridinha querida! Adorei as dicas e a entrevista,Mariane sempre uma querida! Mais uma vez o blog mandando muuuuito bem,já sabe que sou seu fã né?

    Responder

  3. Muito boa a entrevista. Vivemos em uma época em que a beleza é tudo e fica difíciel para nós, mulheres que já passamos pelos 50, saber qual o melhor procedimento estético. Já fiz sculptra e gostei bastante do resultado, já fiz botox e não gostei muito, já fiz C02 e também não vi muito benefício, estou sempre de olho nas novidades, tomo nutricosméticos como Esynutriment, Inneov e betacaroteno, e de qualquer forma estou aberta às novidades desde que seja com moderação.
    Bjs
    http://www.brasildobem.net

    Responder

  4. Querida amiga e paciente
    Adoro o seu blog, onde você manifesta tão bem o seu bom gosto e sensibilidade aliada a uma dose de conhecimento e inteligência.
    Obrigada por suas palavras, que me emocionaram fazendo um script perfeito através da atemporal frase de Che Guevara.
    Seu reconhecimento faz a minha trajetória ainda valer mais a pena.

    Responder

  5. Gosto muito dos tratamentos feitos com laser. Fiz o Fraxel Dual e notei que as minhas manchas clarearam bastante. Concordo com você quando diz que não devemos exagerar. Acho que devemos apenas remoçar!
    Obrigada por sempre apresentar posts interessantes para o universo feminino!
    Bjs.
    Flávia

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *